14 abril 2010

Peeling: Sempre Uma Boa Opção de Tratamento!


Os peelings são conhecidos desde a antiguidade, quando Cleópatra banhava-se com leite azedo (ácido lático) e mulheres da Idade Média usavam vinho azedo (ácido tartárico) para promover uma pele limpa, acetinada e rosada. Mas, somente a partir do fim de 1800, foram utilizados por médicos dermatologistas de forma científica para tratamento da pele com substâncias como ácido salicílico, glicolíco, kójico, mandelíco, entre outros.

1) O qué é um peeling?
O peeling é uma forma de acelerar a descamação ou esfoliação da pele promovendo uma regeneração celular. O peeling pode ser feito com o uso de produtos (ácidos- peelings químicos) ou aparelhos (como: peeling de diamante ou peeling ultrasônico).

Peeling de Diamante
Revista Claúdia de fevereiro de 2010

2) Quais os benefícios do peeling?
- Renovação das células.
- Melhora da irrigação sanguínea da pele (aparência de uma pele mais saudável e bonita).
- Melhora da elasticidade da pele.
- Diminuição de manchas.
- Melhora do aspecto das rugas.
- Diminuição da oleosidade e acne.
- Facilitação na permeabilidade de outros ativos (cosméticos).

3) Quais a indicações do peeling?
Pode ser feito tanto para a face quanto para o corpo com a seguintes indicações:
- Rejuvenescimento (rugas e flacidez).
- Manchas.
- Oleosidade e acne.
- Desidratação da pele.
- Folículite.
- Estrias.

Trechos retirados da Revista Shape- Março de 2010: Linda em qualquer idade.


4)  Por que o tratamento com o peeling  deve ser evitado no verão?
A Radiação UVB tem uma incidência bem maior durante o verão, especialmente entre 10 e 16 horas. De acordo com o dermatologista, os raios UVB penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares, "que são as principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer de pele", explica. O médico alerta para o fato de que, sendo apenas os raios UVB que causam as queimaduras solares, o fato da pessoa não ter ficado vermelha não significa que não tenha sido atingida danosamente pela radiação UVA. "Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial", alerta o especialista.
"Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Tem também importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer". É interessante saber que o UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3764&ReturnCatID=666

Concluindo: devido a radiação UVB ser maior no verão deve-se evitar o peeling neste período e em função da radiação UVA usa-se sempre o filtro solar todos os dias (mesmo no inverno em dias sem sol, porque a radiação está sempre presente).

  • Hoje em dia existem peelings (químicos e mecânicos- com aparelhos) em que deixam a sua pele aparentemente normal após a aplicação destes (sem o aspecto de queimadura), a pele ficará levemente vermelha (por alguns minutos ou horas) e  alguns dias após o peeling ela irá descamar (como se estivesse descamando de um bronzeado da praia).
  • Com estes peelings você poderá manter suas atividades normais do dia à dia, tendo uma pele mais bonita e saudável!
  • O maior cuidado que deverá ter será com o uso de filtro solar (todos os dias) para evitar possíveis manchas.
  • Para saber qual o peeling mais recomendado para a sua pele o ideal é que se faça uma avalação da sua pele com um profissional de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário